Geração Urbana











De acordo com várias teorias abordadas por Giddens (2004), destaca-se a continuidade existente entre o comportamento criminoso e o comportamento respeitável, as actividades podem ser consideradas como criminosas e punidas por lei relacionando-se com situações de poder e desigualdade numa sociedade.

Sem dúvida, as actividades criminosas inter relacionadas com o contexto, sendo determinadas igualmente pela aprendizagem social. Neste sentido, justifica-se a ideia social de que o graffiti assume uma forma de vandalismo e por isso é considerado crime, sendo que a forma como o crime é entendido afecta as políticas desenvolvidas para o combater.

Salientando a opinião de Giddens (2004), o desvio das normas dominantes de uma sociedade implica por parte de sub-grupos coragem e determinação, sendo através destes que ocorre mudança na sociedade geral. Neste sentido, destaca-se a necessidade de uma sociedade tolerante em que o comportamento desviante não significa uma ruptura social total, isto se as oportunidades de vida plena se demonstraram equitativamente a toda a população. Logo o comportamento desviante não será tão dirigido a fins sociais destrutivos.

De acordo com o autor supracitado, a criminalidade juvenil associa-se a actividades não criminais, isto é, são comportamentos anti-sociais em que o inconformismo destas sub-culturas poderá ser caracterizado como actos de delinquência, não se constituindo como actos criminosos ou condutas criminosas.

Imagem disponível em http://www.roumazeilles.net/news/en/wordpress/wp-content/uploads/grafitti-fun-crime.jpg



Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

et cetera
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: